segunda-feira, 18 de maio de 2009

clima e vegetação

Clima
O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e relativamente frio. A temperatura média anual é de cerca de 21°C [16], podendo chegar aos 29,7°C de média das máximas em setembro, e aos 12,5°C de média das mínimas nas madrugadas de inverno em julho. A mínima absoluta histórica foi de 1,6°C em 1975 (fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sendo acompanhada de uma geada. A máxima absoluta histórica foi de 35,8°C em 28 de outubro de 2008 (Fonte: Somar, Inmet). A temperatura, porém, varia de forma significativa nas áreas menos urbanizadas, onde a média das mínimas de inverno cai para cerca de 10°C a 5°C. A umidade relativa do ar é de aproximadamente 70%, podendo chegar aos 20% ou menos durante o inverno.
[editar]Vegetação


Ipê-do-cerrado na Esplanada dos ministérios.
O Distrito federal é uma região que possui uma grande vegetação, reunindo 150 espécies. A maioria é nativa, típica do do Cerrado, e de porte médio, com altura de 15m a 25m. [17] Muitas são tombadas pelo Patrimônio Ecológico do Distrito Federal, para garantir sua preservação. [18]. Algumas das principais espécies são as seguintes: pindaíba, paineira, ipê-roxo, ipê-amarelo, pau-brasil e buriti [19].
A preservação da vegetação no Distrito Federal é um tema preocupante, principalmente pela preocupação de conservar a flora original. O desmatamento provocado pela expansão da agricultura é um dos problemas enfrentados no Distrito Federal, sendo que, segundo a Unesco, desde sua criação, nos anos 50, 57% da vegetação original não existe mais [20]. Para colaborar com a preservação, são realizados programas de concientização e de reformas estruturais para diminuir a degradação da vegetação e também da fauna e rios da região [21].

14 comentários:

  1. Blz to usando num trabalho d geografia, gui de Brusque, SC

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. guilherme apresenta seu pau no cu nao sabi escreve melhor pau no rabo

    ResponderExcluir
  4. uuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!! Teu ruim

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Texto ótimo para pesquisa de escola,minha filha usou ele e gabaritou 😎

    ResponderExcluir